Odontologia
biológica

Conheça essa abordagem revolucionária,
que trata a saúde bucal de forma integral.

Odontologia biológica: a saúde bucal integral

Muito mais do que um conceito, a Odontologia Biológica já é uma realidade. Durante anos, a prática odontológica foi marcada pelo uso de metais pesados para a restauração de dentes comprometidos. Hoje, porém, caminhamos para escolhas cada vez mais biocompatíveis, já que sabemos da toxicidade desses metais e da possibilidade do acúmulo deles no organismo.

Materiais cerâmicos ultra resistentes fornecem aos pacientes opções muito mais saudáveis que os antigos metais.

A Odontologia Biológica traz, então, o conjunto de práticas mais funcionais, que abrangem nossa atuação na saúde geral do indivíduo, tais como:

Remoção segura de amálgamas e ligas metálicas

A remoção destes metais, principalmente do amálgama, torna-se um momento crítico do tratamento, já que o corte dessas peças com os motores faz espalhar micropartículas de metais pesados, além de gazes como o mercúrio, que são aspirados pelo paciente e pelo profissional. Dessa forma, temos na clínica um protocolo de remoção segura de amalgama e ligas metálicas, que visa minimizar a emissão dessas partículas, evitando que paciente e profissional aspirem tais resíduos tóxicos.

Suplementação do paciente

Como tentamos entender, cada vez mais, a interferência do organismo na saúde oral e vice e versa, suplementamos nossos pacientes, através da prescrição de manipulados, a fim de melhorar condições orais e sistêmicas, tais como índices de cárie, condição óssea, melhora da saúde gengival, diminuição do bruxismo, entre outras atuações. Também utilizamos suplementos que auxiliam na eliminação dos metais pesados do organismo dos pacientes que passaram pela remoção de restaurações.

Ozonioterapia

O uso do Ozônio na odontologia, apesar de ser algo recente, é inovador. Possui ação bacteriostática, bactericida, anti-inflamatória. Dessa forma, sua aplicação em cirurgias de implantes, por exemplo, ajuda a melhorar a cicatrização. No caso de doenças periodontais, auxilia na regressão da doença e diminui a inflamação gengival. Também é usado para auxiliar na limpeza dos canais, em tratamentos endodônticos, entre outras atuações.

Implantes de zircônia

Os implantes de zircônia confluem com a ideia inicial da odontologia biológica que seria causar o mínimo de danos aos pacientes e a não utilização de componentes metálicos em restaurações. Apesar da biocompatibilidade do titânio ser comprovada, oferecemos esta opção sem metal para nossos pacientes. Além disso, como não são metálicos e possuem a cor branca, a estética gengival em pacientes com gengiva fina, é bem favorecida.

Laser

Utilizamos o laser também com ação bacteriostática, bactericida e anti-inflamatória. Assim como o ozônio, garante maior longevidade a tratamentos odontológicos, podendo ser usado na endodontia, na periodontia, em cirurgias, para sensibilidade, etc.

Pacientes livres de metal

Nosso foco é fazer uma odontologia minimamente invasiva e livre de metal em sua possibilidade. Utilizamos maiteriais cerâmicos de alta tecnologia e resistência que permitem restaurar funcional, estética e biologicamente o paciente.

Preocupação da interferência de focos inflamatórios e infecciosos bucais na saúde geral do paciente

Como muito se sabe e vêm sendo cada vez mais comprovado, focos orais podem interferir na saúde do corpo. Estamos sempre atentos a este tipo de associação, principalmente em pacientes imunossuprimidos, com patologias autoimunes, doenças cardíacas e reumáticas. Para este grupo específico, a odontologia biológica tem papel fundamental, já que um desequilíbrio imunológico com foco oral pode desencadear uma crise sistêmica no paciente.